Tropicalia

¢O tropicalismo foi um movimento musical surgido no Brasil, no final da década de 1960, que atingiu outras esferas culturais (artes plásticas, cinema, poesia).
¢Também conhecido como movimento da “Tropicália”, o tropicalismo revelou-se transgressoramente inovador ao mesclar aspectos tradicionais da cultura nacional com inovações estéticas ostensivamente importadas, como a “pop art”.

¢Também inovou ao possibilitar um sincretismo entre vários estilos musicais originalmente heterogêneos como o rock, a bossa-nova, o baião, o samba e o bolero. As letras das músicas possuíam um tom poético, elaborando críticas sociais e abordando temas do cotidiano de uma forma inovadora.
Antes de qualquer coisa, os tropicalistas acreditavam que a inovação estética musical e artistica já era uma forma por si só revolucionária
¢Seguindo a melhor das tradições dos grandes compositores da Bossa Nova e incorporando novas informações e referências de seu tempo, o Tropicalismo renovou radicalmente a letra de música. Letristas e poetas, Torquato Neto e Capinan compuseram com Gilberto Gil e Caetano Veloso trabalhos cuja complexidade e qualidade foram marcantes para diferentes gerações. 
¢Irreverente, a Tropicália transformou os critérios de gosto vigentes, não só quanto à música e à política, mas também à moral e ao comportamento, ao corpo, ao sexo e ao vestuário. A contracultura hippie foi assimilada, com a adoção da moda dos cabelos longos encaracolados e das roupas escandalosamente coloridas.
¢O movimento, libertário por excelência, durou pouco mais de um ano e acabou reprimido pelo governo militar. Seu fim começou com a prisão de Gil e Caetano, em dezembro de 1968. A cultura do País, porém, já estava marcada para sempre pela descoberta da modernidade e dos trópicos.
3º ano “c”

LARISSA LIMA E ANA PAULA NASCIMENTO

Comentários

  1. A tropicalia foi um movimento revolucionário que buscou inovar a música brasileira, trazendo para nossa cultura outros ritmos misturados com nossos ritmos, que até hoje influência no gosto e estilo musical, serviu também como uma espécie de "arma" para o regime militar, pois muitos cantores usavam em suas letras formas de protestos, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, dentre outros.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CRUZADINHA - NOVA REPÚBLICA

Revolução Cuba e China