Direto já (Crônica)
Andando pela cidade de Pernambuco, ouço falar de um movimento que dizem favorece eleições diretas criadas justamente em 1983 pelo nosso senador Teotônio Vilela, e é aí então acontece a primeira manifestação em Recife no dia 31 de março, feita por membros do partido PMDB, e então a noticia logo se espalha pelo estado de Goiás e em Curitiba, que logo em seguida ocorreu outra manifestação na praça Charles Miller, em frente ao Pacaembu no dia 27 na cidade de São Paulo.
O movimento trouxe junto com si u grave crise econômica com aumento da inflação, tendo então apoio de grandes representantes,da correntes politicas e de pensamento, todos unidos por um só desejo de eleições Diretas para presidente da república.
Um ano depois o movimento ganhou massa critica e reuniu condições para se manter abertamente, com mais de 1,5 milhões de pessoas reunidas para apoiar o movimento ´´Diretas já" a essa altura a perda do regime militar juntamente com a população já era grande, militares de baixo escalão já estavam corruidos pela inflação.
Sofremos com esse movimento uma grande crise econômica.
Para conter as manifestações, durante o mês de abril de 1984 o presidente Jõao Figueiredo aumentou a censura sobre a imprensa e ordenou prisões, com direito a violência policial.
Vimos que então ''Diretas Já'', teve grande importância na redemocratização do Brasil, as liderança passaram a formar uma nova elite politica, assim trouxe a volta do poder civil em 1985, aprovando uma nova Constituição Federal de 1988 e com a realização das eleições diretas para presidente em 1989.
Perguntas
1- Quais representantes apoiaram o Diretas já?
2- A derrota do projeto de lei das Diretas já na Câmara dos deputados, em 1984, obrigou os partidos de oposição ao regime militar a encontrarem outra saída para conseguirem eleger o presidente da República na eleição de 1985.Qual foi esta saída?
Eferson e Hugo Alves - 3° C
1) Partidos como PMDB e PDS. Com isso, diversos políticos da época como: Franco Montoro, Fernando Henrique Cardoso, Tancredo Neves, Ulysses Guimarães, José Serra, Mário Covas, Teotônio Vilela, Eduardo Suplicy, Leonel Brizola, Luis Inácio Lula da Silva, Miguel Arraes e muitos outros.
ResponderExcluir2) A volta do poder civil.
Amanda Rodrigues 3c
A volta do poder civil em 1985.
ResponderExcluirAna Luíza 3°C
Apoio dos partidos PMDB e PDS.E diversos políticos como :Franco Montoro,Fernando Henrique Cardoso,Trancredo Neves,José Serra,dentre outros participaram da Direto já.
ResponderExcluir