A crise do novo estado



Brasil de 1937 a 1945. Este período ficou marcado, no campo político, por um governo ditatorial.
O governo de Vargas, durante o Estado Novo, apresentou pontos positivos e negativos para o país. Na área econômica, o país fez grandes avanços com a modernização industrial e O Estado Novo é o nome que se deu ao período em que Getúlio Vargas governou o investimentos e infra-estrutura. Os trabalhadores também foram beneficiados com leis trabalhistas, garantindo diversos direitos. Porém, no aspecto político, o Estado Novo significou a falta de democracia, censura e aplicação de um regime de caráter populista.
Queda do Estado Novo foi decorrente de um processo de desgaste do governo na década de 1940 e que culminou com seu fim em 1945.
Golpe de 1937 serviu para Getúlio Vargas pudesse se manter no poder, mas, desta vez, com poderes totais.
O Estado Novo tornou o presidente em um ditador, estabeleceu uma nova Constituição para o Brasil e garantiu que Getúlio Vargas governasse sem limites de mandato. Porém, mais tarde, descobriu-se que o Plano Cohen era um documento falso apresentado pelo capitão Olímpio Mourão Filho, o mesmo que seria o iniciador do Golpe Militar de 1964.
Embora tenha surgido um movimento de apoio ao presidente Getúlio Vargas, o chamado Queremismo, sua imagem já estava desgastada o suficiente e o resultado foi a sua deposição do poder no dia 29 de outubro de 1945. Naquele dia, as tropas de militares que compunham seu próprio ministério invadiram o Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, e forçaram a renúncia do presidente. Consolidava-se a Queda do Estado Novo e chegava ao fim um governo que durava desde 1930.



Amanda Oliveira
Claudiana Viana
3º ano C

Comentários

  1. O governo de Getúlio Vargas teve seus aspectos positivos e negativos para a população. Mas Getúlio não almejava nada mais do que poder e uma forma de não sair do seu cargo, dando alguns privilégios para seu povo, porque esperava algo em troca e não por uma simples bondade. Sua falta de democracia tem como exemplo o golpe dado por ele.

    ResponderExcluir
  2. Getúlio Vargas era considerado o pai dos pobres, com isso a classe baixa era beneficiada mas também sofria muito com os pontos negativos. Vargas deu o golpe para voltar ao poder, porém se suicídou porque não queria sair dele. Era um ditador que queria que implantar e impor suas vontades.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CRUZADINHA - NOVA REPÚBLICA

Revolução Cuba e China